O blog é o meu companheiro na caminhada contra a depressão e que será meu instrumento para divulgar o meu grande amigo das horas difíceis: Jesus Cristo!!
domingo, 5 de setembro de 2010
Um dia eu acordei e então: Depressão!
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 1 Coríntios 1:27
Existem pessoas que acham que a depressão é assim: um belo dia você acorda e vê que está em depressão!
A depressão se instala e você nem percebe, até chegar o momento em que ela incapacita... Os sintomas são tão sutis...
Hoje eu analiso e vejo que sofri anos com depressão e não sabia, eu mesma me diagnosticava e me “medicava” até que cheguei ao fundo do poço.
Quando eu queria dormir demais, eu achava que era preguiça.
Quando eu não tinha ânimo para fazer as coisas que eu mais gostava de fazer, eu pensava: - É verme! E então tomava o mebendazol.
Quando eu me afastava de pessoas queridas, eu pensava: - Enjoei de tudo! Só quero ficar sozinha!
Quando eu pensava em morte... Ou em doença (desejando, diga-se de passagem, uma das duas), eu pensava que era só vontade de “acabar” com os “problemas” e ficar perto de Jesus.
De fato, eu nunca acreditei em depressão. Eu achava que isso era coisa de quem não tinha o quê fazer... De gente rica, que não tinha fome, que não tinha necessidades...
Dor, eu dizia, é quando você vê seu filho com fome e não pode dar comida para ele! (acredite! Isto é verdade). Mas também é verdade que existe uma doença chamada depressão e que pode matar.
Ela existe, é física e dói. O problema é que quem vê você não vê nada de errado! Sua temperatura fica normal... Talvez a sua pressão fique um pouco alterada, mas nada de grave. E para esta doença o remédio não é tão rápido, quanto um antitérmico. Seu corpo não identifica um vírus e por isso os seus leucócitos não podem fazer nada.
O depressivo raramente se diagnostica, ele NÃO vai procurar o médico! Pois o médico vai perguntar onde dói. E esta é uma pergunta que o depressivo não sabe responder.
Um dia, fui ao médico... Ali na Unimed da Domingos Marreiros (pra quem conhece Belém)... Eu estava aflita, havia chorado bastante... Estava com uma dor de cabeça horrorosa e meu coração estava aos pulos. Então a médica que me atendeu fez a seguinte pergunta:
- Minha filha você trabalha?
-trabalho.
- Você tem filhos?
-Tenho dois.
- Minha filha na sua idade eu não tinha tempo pra ter crise nervosa... E você trabalhando e tendo dois filhos, também não deveria ter!!! Eu vou lhe passar um calmante, mas olhe procure ocupar o seu tempo com coisas úteis, viu?
Eu não respondi nada... Estava tão apática que se esta médica me oferecesse chumbinho, eu tomava sem questionar nada.
Amigos, parentes, conhecidos... Cristãos... Por favor! O depressivo é alguém doente, que precisa do seu apoio... Mesmo que ele não fale nada.
É clínico, é sério, é grave!!!
Neste blog eu quero compartilhar com vocês os momentos de angústia e também os momentos de vitória. Enfim toda a história de uma depressão e de sua cura.
Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão perturbados. Salmos 6:2
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Isaías 40:29
Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu. Salmos 142:6
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário