quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Carta à amiga Catarina

Escrevi esta Carta a uma amiga que me aconselhou a procurar um atendimento espiritual (de curas sobrenaturais) para tratar minha depressão.

Desta carta, tive a ideia de criar um blog que será meu companheiro na minha caminhada contra a doença e que será meu instrumento para divulgar meu amigo das horas difíceis: Jesus Cristo!!

Catarina, eu li o panfleto que você me mandou,  a sua preocupação comigo me emocionou. É difícil alguém se importar com o outro hoje em dia, principalmente assim nesta nossa relação “comercial”. Não é mesmo?

Não sei exatamente o que você soube, eu mesma não falo do assunto da minha doença com muitas pessoas... Pra falar a verdade eu não falo com quase ninguém. Mas o seu interesse, que eu identifiquei como genuíno, me comoveu.

Por outro lado, eu não ficaria em paz se não te mandasse esta “carta”. Acredite, durante todos estes dias, eu fiquei com estas palavras no meu coração.

Eu já frequentei lugares como o que você me indicou. Buscava experiências, respostas, eu ansiava pelo sobre natural. Por uma cura para os meus medos, minhas dores, meus anseios.

Muito nova eu participei de um movimento cristão da igreja católica e eu era bem envolvida com o grupo de crianças e adolescentes... Fazia tudo que você pode imaginar, pecinhas de teatro, cânticos, reuniões e tudo mais. Mas eu procurava respostas que a igreja católica não me dava, e pior de tudo eu não podia questionar nada!! Tipo: qual o motivo das velas para um morto? De quê adianta rezar missa para um ser humano morto reconhecidamente mau? De onde vêm os fenômenos paranormais?

Daí por diante as minhas dúvidas se juntaram a rebeldia normal da adolescência e eu definitivamente saí da igreja, mas continuei a minha busca.

Encontrei o espiritismo... Eu encontrei pessoas sérias no espiritismo, pessoas cujo caráter parecia irrepreensível e eu fui muito aplicada: estudei muito, li muito, frequentava as reuniões e tudo mais.

No espiritismo eu também passei pelos meus porquês. O primeiro incômodo que eu tive foi o de se falar de Deus como um ser assim... Digamos em segundo plano... Pois as orações e as ações das reuniões eram feitas pelos “espíritos superiores”. A segunda era a falta de louvar (cantar a Deus) isso me fazia uma falta tremenda.

Depois comecei a questionar os estudos... Não sei se você sabe, mas Allan Kardec (o fundador do espiritismo) escreveu o Evangelho segundo o espiritismo com base em informações passadas através de espíritos em sessões espíritas. Mas eu já havia sido católica e sabia que na bíblia existia uma passagem (que eu não sabia bem onde era) que falava que não deveríamos acrescentar nada além da bíblia a uma doutrina. Então... Em quem confiar? Como confiar em espíritos? Como saber se a bíblia também estava certa?

Amiga, neste meio tempo fui à macumba, tarô, quiromancia, búzios, leitura de mão etc. Eu queria saber do futuro... e eu queria “ver” o sobrenatural. Fui a muitos lugares, acho que fui enganada em vários destes... Em outros eu acredito que havia seres humanos sinceros e considerados “bons” (que ajudavam os outros e que procuravam fazer o bem).

Um dia eu fiquei chocada com um médium que eu respeitava muito e que me falou coisas precisas de mim e do meu futuro. Fiquei boquiaberta quando ele aconselhou uma amiga a abortar o neném que ela estava esperando.

É claro, foi uma gravidez indesejada... Ela não tinha condições... Mas Catarina, pra mim, aborto era e é crime contra a lei dos homens e a lei de Deus. Imagine que a única pessoa punida era a criança inocente.

Sabe o quê eu pensei? O quê é errado pra mim, pode não ser pra você!!! Mas quem tem razão? Você pode ser boa pra mim e não ser boa para outra pessoa... Mas quem é justo na terra?

Te confesso que fiquei ao léu. Não procurei religião nenhuma e achava que eu estava bem daquela forma. Eu vivia conforme a minha justiça, fazendo o que achava que era bom e lembrando-me de Deus de vez em quando (principalmente na hora de algum aperto).

Meu maior pesadelo foi quando meu marido começou a estudar a bíblia com um tio dele. Eu pensei: - Pronto! Agora foi... Ele vai virar evangélico e vai me obrigar a usar saia e cabelo comprido.

Ele realmente virou evangélico, e começou a frequentar uma pequena igreja. Para o meu espanto ele não me obrigou a nada e houve uma mudança completa na vida dele... Eu nem o reconhecia mais... Ele passou a ser mais amável comigo, presente com o nosso filho que na época tinha 5 anos... E acabou com umas amizades que eu simplesmente detestava. Eu visitei a igreja e não vi nada demais... Achei tudo muito simples e o pessoal tentava ser simpático, mas eu preferia mesmo era ficar em casa.

Pra mim aquilo estava ótimo, mas eu estava esperando a “máscara” cair... pois eu achava que mais cedo ou mais tarde ele voltaria a ser como ele era antes. Enquanto isso ele ia pra igreja aos domingos e eu ficava em casa com o Vinicius vendo o domingão do Faustão.

O baque veio um dia... O meu filho também pedia pra ir pra igreja todo domingo... e eu comecei a ver que estava sozinha e que era melhor eu acompanhá-los.

Comecei a ir... Com ressalvas, eu ia para reparar nos outros... Ia para encontrar defeitos. Você não imagina como eu era preconceituosa com os evangélicos!!! Eu tinha péssimos exemplos ao meu redor.

Então o que eu achei improvável aconteceu. Eu comecei a estudar aquilo que eles estavam falando e comecei a ver o quê estava certo e o quê estava errado (esse sempre foi o meu perfil). Em um determinado momento eu comecei a enxergar coisas que não enxergava... E eu comecei a “VER” aquilo que Deus estava me mostrando.

Fiz milhares de questionamentos e TUDO que eu perguntei encontrei resposta na bíblia.

De início eu lia a bíblia e não entendia nada!!! Mas Deus me colocou em um lugar em que o estudo da palavra é levado muito, muito a sério. E eu tive ajuda de outras pessoas para ler e entender o que eu lia. E lá não era proibido perguntar!!!!

Outra coisa que eu valorizei muito neste lugar era a vida daquelas pessoas... Não encontrei hipocrisia, gente falando uma coisa e fazendo outra. Ou gente julgando os outros pela sua aparência, nível social, atos etc. Encontrei (sem erro de mentir) uma família, com pessoas que me amaram de verdade. É óbvio que também vi gente que estava atrás de uma valorização própria, do seu próprio ego... Estes incrivelmente foram saindo pelo meio do caminho.

Amiga, descobri tanta coisa!!! Descobri que Deus estava perto de mim... Que ele tinha o maior interesse em se fazer conhecido por mim.

Descobri que as pessoas aos quais eu respeitava, os que eu julgava serem justos e piedosos na verdade não o eram, pois Romanos 3:10-12 fala “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” Não há quem vá a Deus por seus méritos próprios.

Eu preferia acreditar em uma doutrina baseada em espíritos “superiores” em copos d’água do que aceitar que Jesus morreu na cruz por mim, pra mim as teorias dos homens eram mais aceitas que a Bíblia.

Quando eu falei com você que não aceitava que o “Deus é mesmo” é porque conheci a Deus e sei que ele não tem duas palavras. Ele não pode aceitar a idolatria, a consulta aos mortos, e nem outros sinais e maravilhas, pois ele mesmo disse em 2 Coríntios11: 14 “não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” . Os espíritos de luz amiga, os “espíritos superiores” que eu dei tanto crédito no espiritismo, são na verdade anjos só que do diabo.

Têm pessoas que se satisfazem com a ideia de que elas creem em Jesus Cristo. Veja o que Tiago 2:19 fala "Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem, e tremem." Amiga, até os demônios creem no filho de Deus e nem por isso estão livres de condenação.

Deus é puro e justo e aquilo que Ele fala se cumpre. Hoje os homens criam suas próprias regras e até usam a palavra de Deus (fora de contexto) em seu benefício próprio. Veja Romanos 1:25 “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém” . Veja ainda em deuteronômio 12:32 que Deus ordena: "Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás. "

Amiga, não se engane!!!! A justiça, o caráter de Deus é só um. Não importa o que o homem em sua teoria diz, importa é o que Deus diz.

Não estou te falando de uma religião, e sim de um relacionamento profundo com Deus. Hoje em dia existem tantas igrejas, tantos cultos, mas eu vejo que tem muita gente dentro das igrejas que não querem a Deus, eles querem é prosperidade, bênção, poder... Não quero aparências, eu quero fazer o que Deus quer para mim e eu fiquei liberta de tantas aflições na minha alma.

Você pode me perguntar: e o quê aconteceu com você? Onde estava Deus? E eu te respondo: Deus estava ali, comigo... Mesmo no vale da sombra da morte, Ele não me abandonou. Na minha angústia eu invoquei o Senhor e Ele escutou o meu clamor e me levou a um lugar seguro.

Minha amada igreja lutou e luta comigo, sempre estiveram comigo. Tirando-me da boca do inimigo da minha alma... Por que Ele não me prometeu que eu não teria aflição neste mundo, mas Ele me prometeu que estaria comigo e esteve.

Amiga, tenho o prazer de louvar a Deus cantando na igreja que se chama Comunidade Vida, participo do ministério de louvor. Ali vivemos na contramão de muitos dogmas de hoje em dia: não nos importamos com o exterior, não importa a sua roupa, o seu status, mas com o coração de cada um.

A palavra de Deus não volta vazia e ela é mais cortante que uma espada. Acredito que você me fez um convite e que este convite foi direcionado por Deus, para que eu te dissesse e te respondesse estas coisas.

Se você quiser conversar comigo a respeito destas coisas... Estou aberta a conversarmos. Se você quiser estudar para saber mais desse Jesus que eu conheci eu irei até você e podemos estudar a palavra de Deus.

Um grande abraço Denise

João 16:33

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Romanos 1:16

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê

2 comentários:

  1. Que post Maravilhoso. Realmente muitos recorrem a algo 'sobrenatural' aos seus olhos para amenizar suas dores em busca de uma solução notoriamente passageira e se esquecem que tudo está no controle soberano de Deus (Mt 5:45-46). É nele que devemos deixar nossas opressões e angústias e só ele nos trará o alívio que necessitamos (Mt 11:28-30).

    Parabéns e que Deus te abençoe cada dia mais. Acompanharei todos os dias seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Dê, adoooorrrrreeeeiiiii!!!! Muito lindo!!! Vamos chegar lá. Beijos.

    ResponderExcluir